O estudo desensolvido pela Beeviral tem, como objetivo principal, identificar e mapear o perfil dos consumidores aderentes às campanhas de "indique e ganhe", para auxiliar empresas na criação de suas campanhas de recompensas de maneira mais assertiva
Com cada vez mais concorrência na internet, as ações "indique e ganhe" estão sendo estratégias cada vez mais adotadas por empresas de todos os portes e segmentos. Isso se dá, principalmente, pelo fato de que, devido à alta facilidade em se criar e-commerces e vender absolutamente tudo através da internet, o público está também cada vez mais criterioso na hora da compra para não cair em ciladas, como produtos de qualidade ruim.
Esta modalidade de publicidade é conhecida como Member Get Member, que nada mais é do que um programa de recompensas que beneficia consumidores que indicam produtos ou serviços de determinada empresa à sua rede de relacionamentos.
Em um recente estudo realizado pela Beeviral, plataforma que permite às empresas o aumento exponencial da conversão de vendas através da criação e automatização do processo de indicações de consumidores, a expectativa é de que essa modalidade cresça mais ainda a cada ano.
De acordo com a pesquisa, que ouviu 440 pessoas nos 24 estados brasileiros, mais de 98% dos brasileiros afirmam que já indicaram ou que indicariam uma empresa a um amigo ou familiar.
"Desde sempre, os consumidores já faziam a indicação de produtos e serviços a amigos e familiares. A virada de chave é que as grandes empresas entenderam que isso poderia ser uma poderosa ferramenta de venda a seu favor, ao oferecer benefícios a esses clientes que indicam para novos clientes. A profissionalização deste processo, através do Member get Member, foi um divisor de águas no segmento do marketing, já que as chances de conversão são muito maiores quando alguém em quem você confia diz: 'vai lá, pode comprar que é bom'.", explica Marcelo Pereira, CEO da Beeviral.
A pesquisa realizada pela Beeviral, além de esclarecedora para empresas que visam implantar essa estratégia de promoção, também foi responsável por derrubar alguns "mitos" quanto ao comportamento do público. Exemplo disso é a crença que as pessoas das classes A e B não costumam indicar produtos ou serviços.
O estudo apontou que quase 94%, somente na classe social A, já indicaram ou indicariam, sem qualquer problema, os produtos e serviços que fazem uso para benefício de seus próximos.
Importante, no entanto, entender quais são os motivos que levam o cliente a indicar a sua empresa. O estudo aponta, por exemplo, que as classes A e B, embora bastante ativas no que diz respeito às indicações, NÃO possuem interesse, necessariamente, em objetivos financeiros, como recompensas em créditos e descontos em suas próprias compras, por exemplo. Aparentemente, para esta classe social, fazem esse tipo de publicidade de maneira completamente espontânea, de fato para beneficiar as pessoas as quais estão indicando e, até mesmo, a destinação de investimentos à ações sociais. Por outro lado, as classes C, D e E, de acordo com o estudo, são mais motivadas em virtude dos benefícios oferecidos, como descontos, frete grátis, brindes e até mesmo chargebacks (retorno de parte do valor da compra ao consumidor).
Segundo a Beeviral, a faixa etária dos entrevistados também demonstrou diferenças quanto ao tipo de recompensa correta a ser oferecida. Os jovens de 18 a 25 anos, por exemplo, preferem que as recompensas oferecidas por sua indicação seja financeira, representando 76,67% do total comparado a outras modalidades, como o acúmulo de pontos, descontos ou nenhum tipo de recompensa.
A Beeviral, por exemplo, mapeia todos os pontos necessários à identificação do perfil de consumo e objetivos de vida dos consumidores de determinada empresa, a fim de criar um projeto de programa de recompensas ideal à necessidade desta empresa, de modo a atingir mais e melhor o seu público-alvo com aquilo que realmente é do desejo dele, aumentando assim o número de indicações que recebem.
Isso impacta diretamente no fluxo de caixa dessas empresas, que não precisam alocar investimentos tão altos quanto outras que não aderem a este tipo de publicidade, podendo concentrar esses investimentos em outras áreas objetivando seu melhor aproveitamento.
A pesquisa completa denominada "O maior estudo sobre recompensas em campanhas de Member get Member do Brasil", desenvolvido pela Beeviral, já está disponível através do endereço: https://www.beeviral.com.br/maior-estudo-sobre-recompensas-member-get-member
Fonte: Boost Assessoria de Imprensa