Voltar Publicada em 13/02/2024

Cacaulândia celebra 32 anos de emancipação política e administrativa

Município da microrregião de Ariquemes comemora aniversário com planos para festividades em maio

Cacaulândia, RO - O município de Cacaulândia, localizado na microrregião de Ariquemes, celebra hoje, 13 de fevereiro, seu 32º aniversário de emancipação política e administrativa. Fundado a partir da expansão dos projetos cacaueiros na década de 1970, o município começou como um distrito de Ariquemes e se tornou um núcleo urbano de apoio rural, recebendo o nome de Cacaulândia devido à sua expressiva produção de cacau.

 

A história de Cacaulândia remonta à doação de 40 lotes para a composição de sua zona urbana, feita pelos proprietários João Virgilino da Silva, Luiz Urano e Antônio Ferreira da Silva. Pela Lei Estadual 374, datada de 13 de fevereiro de 1992, o município foi desmembrado de Ariquemes e instalado oficialmente em 1º de janeiro de 1993. Segundo dados do último censo do IBGE em 2022, Cacaulândia conta com uma população de aproximadamente 4.150 habitantes.

 

Com uma distância de 61,8 km de seu município-mãe, Ariquemes, o acesso a Cacaulândia pode ser feito inicialmente pela BR-364, seguido por mais 26 km pela rodovia RO-140. Já a partir da capital Porto Velho, o trajeto se dá pela BR-364, somando uma distância total de 259 km até o município.

 

O atual prefeito Daniel Marcelino, divulgou um vídeo parabenizando os cidadãos de Cacaulândia pelo aniversário do município. O prefeito informou que as festividades alusivas ao 32º aniversário serão realizadas no dia 1º de maio, em conjunto com a tradicional festa do trabalhador. A escolha dessa data se deu em virtude do período chuvoso, garantindo uma comemoração mais tranquila e segura para todos os participantes.

 

Fonte: Diáriodaki/Michael Brito

Fotógrafo: Assessoria



Comunicado da Redação – Diariodaki
O conteúdo opinativo ou matéria publicada no portal é de inteira responsabilidade do colaborador ou autor. O Site diariodaki não tem responsabilidade legal por essas publicações, que é exclusiva do autor e fonte. As imagens e fotos deste site são de assessorias de comunicação e retiradas da Internet e ou Redes Sociais sempre citando a fonte: Qualquer obra reivindicada de foto ou imagem podem entrar em contato conosco para retirar o material publicado se assim desejar (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

CASA DA LAVOURA 02