Textos Bíblico:
Genesis 37: 5-8: Genesis 41: 38-41 e Genesis 45: 5-9
A história de José, é uma historia muita intensa, vinda de um amor verdadeiro entre seu pai Jacó, e sua mãe Raquel. Raquel era uma mulher estéril, todavia, não poderia ter filho, mais um dia Deus se lembra de Raquel e ela concebe a luz a José. Jose o filho mais novo e preferido de seu pai, e Jacó deixa clara a preferencia a José, dando a ela uma túnica que naquela época era muito valiosa. E José cresce na companhia dos seus irmãos, vendo seus maus comportamentos, e trazia noticias a seu pai dos maus comportamento dos irmãos e isso talvez causa a empatia dos seus irmãos por ele. E esse sentimento fica ainda pior quando, aos 17 anos José tem um sonho e conta este sonho a seus irmãos, e acende ainda mais a ira deles por José.
José tinha 17 anos quando foi vendido como escravo para o Egito. E quando tudo parecia estar acabado , na verdade, esse problema era o início de um grande plano de Deus para salvar muitas pessoas!
Na casa de Potifar, José continua usando seus dons e talentos, fazendo tudo com excelência, e não importava se tinha o titulo de escravo, ele fazia tudo com zelo.
José foi tentado pela mulher de Potifar, e José resiste a tentação, não cai na cilada do inimigo, decide fugir da aparência do mal e não cede ao pecado. Portanto, a mulher ao ser rejeitada, acusa José ao seu esposo Potifar, e José é levado a prisão. E José continua confiando em Deus, e como tudo esta no controle de Deus, e o seu Propósito de usar José para salvar o seu povo da fome, não seria frustrado, aconteceu, que o copeiro do rei do Egito, e o seu padeiro, ofenderam o seu senhor, o rei do Egito, e esses dois tem um sonho, José com o dom de interpretar sonho, interpreta o sonho dos dois, e ao ter uma comemoração de Faraó esses sonhos são concretizados na vida dos dois. O copeiro é restituído do seu cargo e o Padeiro é morto. Mas quando o copeiro ainda estava na prisão, José ao interpretar o seu sonho ele pedi ao copeiro que se lembra dele quando tudo fosse bem, mas o copeiro por dois anos se esquece de José. e se nesse tempo ele se lembrasse o que poderia ter ocorrido com José? Poderia ser o padeiro, porém o proposito de Deus não pode queimar etapas, não é que ele se esqueceu, mas porque o proposito de Deus na vida de José era outro totalmente diferente. Amém
Após dois anos, Faraó teve um sonho que ninguém conseguiu interpretar. O copeiro, então, lembrou-se de José. Ele foi chamado e, ao ouvir os sonhos de Faraó, José revelou que esses sonhos significavam sete anos de abundância seguidos de sete anos de escassez. Mais do que identificar o problema, ele trouxe a solução e, aos 30 anos, tornou-se governador do Egito, acima apenas de Faraó.
Durante esse tempo, José foi moldado e preparado. Quando reencontrou seus irmãos, apesar da dor da traição, ele percebeu que eles haviam aprendido a lição e se arrependido. José reconheceu a soberania de Deus em sua vida. Ele foi levado ao Egito não apenas para salvar sua família, mas também para preservar uma nação da fome.
Lições de José:
A história de José nos inspira a viver como cristãos autênticos, confiantes na vontade de Deus. Que possamos aprender com sua vida e aplicar essas lições em nosso dia a dia. Amém!
Fonte: Assessoria
Fotógrafo: Internet