O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso IBGE 2021) em breve para o preenchimento de mais de 208 mil vagas temporárias. A portaria autorizativa do certame foi publicada no Diário Oficial da União, edição desta sexta-feira, 03 de dezembro.
O documento de autorização foi assinado pelo secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital no Ministério da Economia, Caio Paes de Andrade.
Foram, ao todo, 209.024 vagas temporárias, com a seguinte distribuição entre as carreiras:
O primeiro edital do concurso vai contar com 206.891 vagas temporárias, conforme revelado pelo IBGE. Neste caso, as vagas serão distribuídas nos cargos de recenseador (183.021 vagas), de nível fundamental; e agente censitário supervisor (18.420 vagas) e agente censitário municipal (5.450 vagas), de nível médio. O certame será organzado pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
O restante será oferecido em outros processos seletivos, que podem ocorrer pouco antes da realização do Censo Demográfico 2022.
Uma nova seleção será divulgada após o último edital ter sido cancelado por conta do corte de verbas e a rescisão de contrato com o Cebraspe, banca organizadora responsável pelo edital publicado no início de 2021.
Ao que tudo indica, o concurso não deve demorar de ser lançado. Agora, o IBGE deverá focar na escolha da banca organizadora para, após isso, o edital sair no Diário Oficial da União. As coletas para o Censo Demográfico devem iniciar em 1º de junho de 2022.
É importante destacar que o cronograma ainda pode passar por alterações, uma vez que as datas são apenas previsões e não são definitivas.
As previsões são resultados de cronogramas de trabalhos internos, planejamentos, necessários para subsidiar reuniões técnicas operacionais, que buscam consolidar as datas definitivas para editais, inscrições e provas.
Em nota, o IBGE disse que “não confirma informações que não sejam aquelas divulgadas pela Coordenação de Comunicação, no Rio de Janeiro, sempre em conformidade com as cautelas e responsabilidades exigidas na política de comunicação do Instituto”.
Os editais do concurso para mais de 204 mil vagas temporárias foram abertos no dia 18 de fevereiro. O certame era organizado pelo Cebraspe.
O concurso com oportunidades para os cargos de agente censitário municipal (ACM), agente censitário supervisor (ACS) e recenseador. As vagas foram destinadas aos cargos de níveis fundamental ou médio, com salários mensais de até R$2.558.
O cargo de recenseador tem exigência de nível fundamental. Foram oferecidas, para a função, 181.898 oportunidades temporárias, com contratos de até três meses. A jornada de trabalho do cargo é de 25 horas semanais. O salário do cargo é variável, conforme cada região.
No caso de agente, o requisito é o nível médio. As vagas foram distribuídas em duas áreas:
A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias. Os contratos tinham previsão de durar até cinco meses.
O concurso IBGE trouxe as seguintes etapas:
Agentes – 60 questões
Recenseador – 50 questões
Fonte: Noticiasconcurso/Saulo Moreira
Fotógrafo: Internet